sábado, 7 de novembro de 2009

Maletinha dos sonhos das crianças




Lajeado - À primeira vista é só uma maleta infantil. Quando aberta, se transforma em uma casa de boneca, brinquedo que permite às crianças viverem um sonho. Madeira, tinta, cola e o principal, criatividade e muita paciência, são os elementos básicos para construí-las.Vicente e Olinda Braga, moradores do Bairro Jardim do Cedro, iniciaram a produção a partir do pedido de uma neta. Aline (9) despertou a ideia do negócio que já deixou de ser um passa-tempo para se transformar numa fonte de renda. “Ela me pediu para eu consertar a sua casinha antiga e no final a avó decorou”, conta Vicente. O resultado foi tão positivo que eles se sentiram motivados a produzir para vender. Aos poucos o casal Braga vai aperfeiçoando a técnica. Mas, o interessante é que até então seu Vicente não havia trabalhado com marcenaria. “Tenho boa vontade e vi a possibilidade de me ocupar”, explica. A ex-costureira Olinda sempre gostou e tem intimidade com artesanato. “Já fiz cursos de lata e madeira. Agora estou praticando a técnica”, conta.
Em pouco tempo o negócio se tornou rentável. Os pedidos cresceram, exigindo que eles chegassem a trabalhar dez horas por dia. O plano agora é diversificar. A elaboração de peças educativas feitas artesanalmente também está em mente. “Motivação e ideias não faltam, ainda mais quando vemos o sorriso das crianças ao receber o nosso produto final”, observa Olinda.


Texto e fotos: Rita de Cássia

Nenhum comentário:

Postar um comentário